terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sentimento musical




Nos últimos dias tenho ouvido bastante as músicas da banda Legião Urbana, acho que preferência musical é uma questão de fase, um tempo a gente prefere um Rock, em outros Bossa. Obviamente algumas preferências perduram tempos, tempos e tempos, no meu caso, ouço Rita Lee em qualquer época. Minha escolha em ouvir as canções de Renato Russo não é difícil de compreender, me sinto em um momento de transição entre o colo da minha mãe e os braços do grande pai, O mundo. Não tenho achado nada fácil isso, mas tenho procurado encarar com tranquilidade e persistência. E ouvir as canções de Renato é como se ele desabafasse por mim o que eu não consigo dizer, a maneira como algumas vezes suas músicas falam da vida, é a maneira a qual eu tenho visto. Renato Russo falava de amor com a voz leve, dos amores falidos, das saudades e revoltas... ditas com poesia original e com um grau de lirismo de arrancar lágrimas do fundo da alma. Um rosto meigo e uma inspiração invejada, ao seu modo conquistou sua Legião. Pessoas que nos atropelos e revoltas uniram suas angústias às músicas. E vem conquistando ainda hoje - me conquistou - essa nova geração "Ipod". Quero falar me inspirando em alguns trechos de suas letras, falando um pouco de mim através dele.

Mais uma vez




"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo" [...]

Vamos fazer um filme



E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
Sem essa de que: "Estou sozinho."
Somos muito mais que isso
Somos pingüim, somos golfinho
Homem, sereia e beija-flor
Leão, leoa e leão-marinho
Eu preciso e quero ter carinho, liberdade e respeito
Chega de opressão.
Quero viver a minha vida em paz.
Quero um milhão de amigos
Quero irmãos e irmãs
Deve de ser cisma minha
Mas a única maneira ainda
De imaginar a minha vida
É vê-la como um musical dos anos trinta
E no meio de um depressão
Te ver e ter beleza e fantasia [...]

Teatro dos vampiros



Sempre precisei de um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto
E destes dias tão estranhos
Fica a poeira se escondendo pelos cantos.
Este é o nosso mundo:
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez é sempre a última chance.
Ninguém vê onde chegamos:
Os assassinos estão livres, nós não estamos.
Vamos sair - mas não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão procurando emprego
Voltamos a viver como há dez anos atrás
E a cada hora que passa
Envelhecemos dez semanas.
Vamos lá, tudo bem - eu só quero me divertir.
Esquecer, dessa noite ter um lugar legal p'rá ir
Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas
E esperamos que um dia
Nossas vidas possam se encontrar.
Quando me vi tendo de viver comigo apenas
E com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei [...]

Comédia romântica



Sou eu mesmo e serei eu mesmo então
E não há nada de errado comigo, não
Não, não, não
Não preciso de modelos
Não preciso de heróis
Eu tenho meus amigos
E quando a vida dói
Eu tento me concentrar
N'um caminho fácil
Sou eu mesmo e serei eu mesmo então
E eu queria que o tempo
Pudesse voltar dessa vez [...]

Maurício



Até pensei que era mais por não saber
Que ainda sou capaz de acreditar.
Me sinto tão só
E dizem que a solidão até que me cai bem.
Às vezes faço planos
Às vezes quero ir
Para algum país distante e
Voltar a ser feliz.
Já não sei dizer o que aconteceu
Se tudo que sonhei foi mesmo um sonho meu
Se meu desejo então já se realizou
O que fazer depois
Pra onde é que eu vou? [...]

Tempo perdido


Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo:
Temos todo o tempo do mundo.
Todos os dias antes de dormir,
Lembro e esqueço como foi o dia:
"Sempre em frente,
Não temos tempo a perder" [...]




Nenhum comentário:

Quem lê